Jardins de infância, escolas primárias, escolas secundárias, universidades
No banco de dados encontram-se 9 834 escolas

Saiba como escolher a melhor escola para o seu filho

Saiba como escolher a melhor escola para o seu filhoA escolha da escola traz, por vezes, dúvidas aos pais, que se questionam qual será a melhor opção e que critérios devem orientar a decisão. Leia os conselhos dos especialistas.

17. 12. 2014

1. Qual é o primeiro passo a dar quando se vai escolher a escola?

Há que atender a várias questões, para lá do ‘feeling' dos pais. Além dos critérios objectivos, como segurança, afecto, limpeza, higiene, espaço e arejamento, luminosidade e sol, espaços verdes e outras condicionantes, é importante recolher opiniões de quem conheça ou tenha lá crianças e olhar às questões financeira e logística. "Convém ser perto de casa ou de apoios, como avós, ou do emprego", diz o pediatra Mario Cordeiro.

 

2. O que se deve avaliar na escola antes de fazer a escolha?

Deve-se olhar para a "visão académica e cognitiva, mas também a social e cultural (cultura geral, música e outras artes, consciência social, valores, etc.)". A oferta de actividades extra-curriculares é também um factor a ter em conta. Depois, é preciso perceber se o projecto educativo "é virado para o ensino/aprendizagem, brincadeira em toda a sua amplitude, para desenvolver e descobrir talentos". Por outro lado, é preciso ver se apoia "as crianças nas suas dificuldades (que não precisam de ser extraordinárias, basta a timidez, o medo, o não saber lidar com outras crianças, o pensar que pode fazer e ter tudo o que quer, etc), proporcionar um espaço de crescimento, experimentação física, conhecimento dos limites e aprendizagem".

 

3. Como posso saber qual o método de ensino mais adequado ao meu filho?

José Morgado rejeita a ideia de que haja métodos ou modelos pedagógicos absolutamente bons ou absolutamente maus. Existem abordagens metodológicas de qualidade, adequadas às idades das crianças/adolescentes, aos objectivos de educação e de ensino (em termos de conteúdos curriculares), compatíveis com os valores das famílias, promotores de desenvolvimento pessoal e escolar, da criatividade e autonomia das crianças e jovens nas diferentes idades.

 

4. Quais os anos mais complicados para fazer a mudança de escola?

Não façamos dramas que são mais nossos do que das crianças, embora  seja natural um certo sentimento de perda e de luto quando se sai de uma escola, mas que é rapidamente mitigado e ultrapassado pelo sentimento de vitória, de ousadia e de novidade, na nova escola.

Às vezes, a mudança torna-se necessária, porque no ensino secundário as escolas têm ofertas educativas diferentes, que obrigam à mudança. Outras vezes, algumas circunstâncias de desadaptação ou uma má experiência, por exemplo, podem tornar necessária a mudança de escola, que não deve ser vista como algo de ameaçador ou um risco não controlável.

 

5. Como devo proceder se tiver de mudar do privado para o público?

Também não se deve fazer dessa mudança um drama. "E há que não dar à criança ou adolescente a ideia de que vai passar de cavalo para burro", alerta o pediatra. Até porque, em sua opinião, não é verdade. Pelo contrário. Deve-se elogiar a nova escola e mostrar tudo o que ela tem de bom: as actividades, pessoas e projectos interessantes.

E no caso da mudança ter de ser feita a meio do ciclo, é verdade que pode criar algumas dificuldades, mas "que são ultrapassáveis, com uma atitude atenta e com formas de apoio, se necessário, atempadas e eficazes“.

Fonte: economico.sapo.pt

Comentários sobre o artigo

Escolas de qualidade
arrow
Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas
Vila de Santa Maria de Lamas - Apartado 107, Santa Maria da Feira
www.colegiodelamas.com
Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas
arrow
Mundo da Criança
Estrada Principal (CM-1073), Barro, Torres Vedras
mundodacrianca.pt
Mundo da Criança
arrow
Escola Profissional Agostinho Roseta - Pólo de Albufeira
Av. D. Manuel I Lote 32 Marina de Albufeira, Albufeira
www.aar.edu.pt
Escola Profissional Agostinho Roseta - Pólo de Albufeira
arrow
Se quiser adicionar a sua escola, clique AQUI.
Os próximos eventos nas escolas