Jardins de infância, escolas primárias, escolas secundárias, universidades
No banco de dados encontram-se 9 834 escolas

Inglês obrigatório a partir do 3.º ano de escolaridade

Inglês obrigatório a partir do 3.º ano de escolaridadeO Governo aprovou, esta quinta-feira, um diploma que torna o inglês disciplina curricular obrigatória a partir do 3.º ano de escolaridade, com efeitos no próximo ano letivo, e a realização de um concurso extraordinário de professores em 2015.

18. 11. 2014

Segundo o comunicado do Conselho de Ministros, "todos os alunos que ingressem no 3.º ano de escolaridade no ano letivo 2015-2016 terão já, obrigatoriamente, a disciplina de inglês, com pelo menos duas horas semanais", o que implicou "a definição da habilitação profissional para lecionar inglês no 1.º ciclo e a criação de um novo grupo de recrutamento".

"No sentido de garantir o recrutamento de docentes necessários ao ensino da disciplina de inglês no 1.º ciclo, será realizado um primeiro concurso extraordinário, em 2015, exclusivamente para o recrutamento de docentes para o novo grupo", lê-se no mesmo comunicado.

Em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros, o ministro da Educação e Ciência assinalou que vai passar a haver "sete anos de frequência obrigatória de inglês" em Portugal - do 3.º ano ao 9.º ano de escolaridade, ou seja, em metade do 1.º ciclo, e no 2.º e no 3.º ciclos.

De acordo com Nuno Crato, isso permitirá "uma muito maior exigência no ensino desta língua".

Questionado pelos jornalistas sobre a forma como o inglês será ensinado às crianças do 1.º ciclo, o ministro respondeu: "A figura do professor titular é complementada já por uma série de atividades em que aparecem outros professores. O inglês passa a ser uma delas".

"São acrescentadas duas horas ao tempo curricular e são reduzidas duas horas ao tempo de atividades extracurriculares", adiantou.

O ministro defendeu que "é a primeira vez que existe, de facto, no mundo, uma língua internacional" e que a aprendizagem obrigatória de inglês vai dar aos jovens portugueses "melhores condições de enfrentar os desafios do mundo moderno".

Nuno Crato salientou que até esta legislatura "o inglês não era obrigatório em nenhum ano de escolaridade", mas ressalvou que "era oferecido e uma percentagem muito elevada de alunos de facto escolhia ou era conduzida a escolher o inglês como língua de opção".

Fonte: jn.pt

Comentários sobre o artigo

Escolas de qualidade
arrow
Escola Profissional Agostinho Roseta - Pólo de Albufeira
Av. D. Manuel I Lote 32 Marina de Albufeira, Albufeira
www.aar.edu.pt
Escola Profissional Agostinho Roseta - Pólo de Albufeira
arrow
Mundo da Criança
Estrada Principal (CM-1073), Barro, Torres Vedras
mundodacrianca.pt
Mundo da Criança
arrow
Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas
Vila de Santa Maria de Lamas - Apartado 107, Santa Maria da Feira
www.colegiodelamas.com
Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas
arrow
Se quiser adicionar a sua escola, clique AQUI.
Os próximos eventos nas escolas