Jardins de infância, escolas primárias, escolas secundárias, universidades
No banco de dados encontram-se 9 834 escolas

6 dicas para se dar bem na escola

6 dicas para se dar bem na escolaSaiba como levar os estudos a sério e tirar ótimas notas na escola!

18. 8. 2015

Quem sabe, este ano, em pleno mês de novembro, você já não esteja com a vida resolvida na escola, só se preparando para curtir o verão, sem fazer nadinha? Aí vão dez dicas de especialistas no assunto para se tornar uma aluna exemplar, dessas que fecham no terceiro bimestre. Pode acreditar: não é tão difícil quanto parece...

 

1 Lembre-se de que o mundo não vai acabar amanhã

Tudo bem que é muito mais gostoso bater papo no MSN, enquanto ouve seu som preferido, do que pegar nos livros e cadernos da escola. Mas um dos pontos importantes para quem quer sedar bem nos estudos é saber adiar a curtição, em muitos momentos, para cuidar das responsabilidades.

2 Pare de viajar durante as aulas

Para você é difícil ficar parada por horas, todos os dias, sem poder fazer mais nada, enquanto observa aquele cara ou aquela mulher que desembestou a falar lá na frente da classe? Pode ter certeza de que todas as adolescentes do planeta sentem exatamente a mesma coisa. Agora, se resolver prestar mais atenção no que o fulano ou a fulana está falando, vai perceber que tem muitacoisa interessante para aprender ali

E tem mais: se estiver realmente concentrada na aula, vai acabar estudando menos em casa. Para ajudar, deixe o iPod e o celular desligados e evite ao máximo as conversinhas fora do horário do intervalo.

3 Divida bem o seu tempo

Prestar atenção na aula é fundamental. Mas não tem jeito: entender a matéria todinha e ainda memorizar o que é importante, só de ficar atento ao que o professor diz, é coisa pra gênio. Então, se você não for uma superdotada, melhor reservar uma hora por dia para fazer lições, trabalhos ou mesmo para rever a matéria que acabou de aprender. E, antes de dizer que já estamos pedindo demais, considere que será apenas uma horinha entre as 24 do seu dia. Imaginando que você vai dormir oito e passar mais umas cinco ou seis no colégio, vão sobrar pelo menos nove horas para relaxar e curtir.É como um investimento: você vai pagando pouquinho, em várias vezes, e recebe a grana toda de uma vez só. Só que, nesse caso, o prêmio vai ser um fim de ano tranquilo, com as férias antecipadas.Quer lucro melhor que esse?

4 Crie métodos para estudar antes das provas

Existem zilhões de truques para memorizar conteúdos que serão cobrados nas avaliações. Muitos deles podem facilitar a sua vida na hora de se preparar:

  • Comece dando uma lidinha rápida em todas as páginas da matéria. Depois, identifique os tópicos mais importantes e, em seguida, com suas próprias palavras, escreva uma explicação oudefinição para cada um dos pontos selecionados. Isso ajuda a entender melhor o conteúdo.
  • Estude em grupo. Cole naquela galera que sabe tudo da matéria que você detesta e aproveite para tirar todas as suas dúvidas antes de fazer uma última leitura sozinha.
  • Para decorar as fórmulas mais difíceis, faça associações com palavras ou frases que tenham sentido para você. A fórmula da força elétrica, por exemplo, F=QE, pode virar “Fábio=Quem Embaça”. Funciona caso você tenha tido um ficante com esse nome, que marcou pela demora em tomar a iniciativa. Pegou? Daí é só criar de acordo com a sua imaginação!
  • Pendurar as fórmulas ou o resumo que você fez – aquele dos conceitos mais importantes, que está no comecinho deste texto – por todo o seu quarto, pode ser uma estratégia para fixarconhecimentos, especialmente se você tem boa memória fotográfica.
  • Também vale fazer musiquinhas, com trechos das matérias que quer decorar, e sair cantando por aí. Excelente para guardar! Só periga alguém achar que você anda pirando de tanto estudar...
  • Engajar-se numa atividade extracurricular pode ser uma forma de descobrir novas habilidades, de se destacar e de ter mais motivação.

5 Vença o medo de falar em público

Pois é bom se preparar para começar a dominar esse medo, que é comum na adolescência. Quer saber por quê? Em primeiro lugar, a vergonha de tirar as dúvidas com o professor e de se expor pode estar prejudicando muito o seu desempenho. Mas a verdade é que essa preocupação excessiva com o julgamento dos outros vai continuar impedindo o seu crescimento, enquanto não conseguir lidar melhor com esse sentimento.

6 Não deixe tudo para a última hora

Taí outro toque importante, que também tem a ver com o lance de saber organizar seu tempo: se começar o ano acumulando tarefas de casa e trabalhos que não conseguiu finalizar na data correta, é certeza de que vai terminar 2015 ralando dobrado para dar conta de tudo o que deveria ter feito no primeiro semestre e não fez.Então, que tal tentar uma nova estratégia?

Se o trabalho é  para o dia 20, comece, no mínimo, com uma semana de antecedência. A lição que é para sexta, resolva logo na quarta. Assim, se algo der errado – acabar a tinta da impressora, faltar uma parte  da matéria que você se esqueceu de copiar da amiga ou se pintar uma dúvida do tipo cruel –, ainda dá tempo de pedir ajuda e resolver o babado sem queimar o filme com o professor e prejudicar  suas notas.

Fonte:  atrevida.uol.com

Comentários sobre o artigo

Escolas de qualidade
arrow
Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas
Vila de Santa Maria de Lamas - Apartado 107, Santa Maria da Feira
www.colegiodelamas.com
Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas
arrow
arrow
Mundo da Criança
Estrada Principal (CM-1073), Barro, Torres Vedras
mundodacrianca.pt
Mundo da Criança
arrow
Escola Profissional Agostinho Roseta - Pólo de Albufeira
Av. D. Manuel I Lote 32 Marina de Albufeira, Albufeira
www.aar.edu.pt
Escola Profissional Agostinho Roseta - Pólo de Albufeira
Se quiser adicionar a sua escola, clique AQUI.
Os próximos eventos nas escolas